Nos anos 80 a Nintendo fazia muito sucesso com esse que foi um dos consoles mais vendidos de sua época.
O Famicom, no Japão, ou NES, no resto do mundo, tinha uma demanda crescente de consumidores que ocasionalmente faziam os varejistas solicitarem a Nintendo cartuchos mais baratos, e com uma melhor tecnologia.
Uma alternativa à demanda seria adaptar uma tecnologia já usada em computadores. Com um baixo custo e fácil de produzir, a Nintendo então desenvolveu e lançou o Famicom Disk System, que utilizava a tecnologia dos disquetes para armazenar seus jogos.
O Famicom, no Japão, ou NES, no resto do mundo, tinha uma demanda crescente de consumidores que ocasionalmente faziam os varejistas solicitarem a Nintendo cartuchos mais baratos, e com uma melhor tecnologia.
Uma alternativa à demanda seria adaptar uma tecnologia já usada em computadores. Com um baixo custo e fácil de produzir, a Nintendo então desenvolveu e lançou o Famicom Disk System, que utilizava a tecnologia dos disquetes para armazenar seus jogos.
Ideia e Desenvolvimento:
Os cartuchos de jogos do Famicom tinha uma boa disponibilização no mercado, porém, eram muito caros, e a Nintendo começou a correr atrás de alguma alternativa rápida e barata para seus jogos, e foi observando os computadores da época que a empresa viu a solução, os Disquetes, com sua capacidade de armazenamento maior e canais de som adicionais, era fácil de fabricar, gravar, e regravar, além de ter a vantagem do jogador poder gravar seu progresso no dispositivo.
Disk Cards é o nome do disquete produzido pela Nintendo, que a mesma adaptou baseado em um disquete da empresa Mitsumi, que era ainda mais barato que os disquetes de computador disponíveis no mercado. Os Disk Cards da Nintendo eram proprietários, o que impedia que cópias ilegais fossem produzidas e comercializadas. O próprio aparelho reconhecia esses disquetes, não fazendo sequer a leitura de mídias que não fossem da Nintendo.
Lançamento:
O periférico foi lançado no Japão em 21 de fevereiro de 1986, com The Legend Of Zelda como título de lançamento. Foram vendidas 300.000 unidades em 3 meses, e cerca de 2 milhões até o fim do ano. O Famicom era acoplado em cima do Disk System, como visto nas imagens, e a conexão era feita por um conector colocado na entrada de cartuchos do Famicon. O aparelho utilizava baterias, ou um cabo adaptador CA.
Até o fim de seu suporte, 200 jogos foram lançados para o Disk System, sendo alguns deles originais desse sistema, e somente depois sendo lançados em cartuchos, como no caso dos primeiros da série Castlevania.
Famicom Disk Writer
Devido a problemas com o sistema de alugueis de jogos no Japão, o governo, pressionado pelas empresas, como a Nintendo, proibiu essa atividade em todo seu território em 1984. Sendo autorizado somente a compra completa dos jogos, o que aumentou a demanda, que fez a Nintendo instalar quiosques de gravação de discos.
Os quiosques Famicom Disk Writer, foram distribuídos em redes varejistas do Japão, e foram muito bem aceitos pelos usuários do Disk System. Esses quiosques permitiam que o jogador trocasse os seus jogos por outros disponíveis nessas gravadoras, que sempre eram atualizados, disponibilizando mais opções aos jogadores, que economizavam dinheiro, já que não era necessário comprar sempre um novo jogo em um novo disquete, bastava ter um Disk em branco ou com o lado B vazio, colocar na máquina e gravar um dos 100 jogos disponíveis. Também era possível fazer o Upload das pontuações de alguns jogos via Fax, que eram enviados a Nintendo e eram colocados em uma lista de classificação nacional.
Twin Famicom:
Lançado em 1 de julho de 1986, o console foi lançado pela Sharp, uma parceira da Nintendo que já havia lançado uma TV com o Famicom integrado. O Twin Famicon era uma única peça que unia as 2 unidades, o Famicom e o Disk System, em um único Hardware.
Assim com o Disk System original da Nintendo, ele tinha uma porta de expansão para conexão de outros acessórios, e permitia até mesmo que um Famicom Original fosse conectado ao Twin Famicon atrás do mesmo cartucho de conexão que o Disk System padrão utilizava.
O Twin Famicon utilizava uma saída AV, diferente dos conectores RF do Famicon original, o que melhorava a imagem nas TVs. Os 2 controles que o acompanhava eram conectados diretamente na placa do console, não pode ser retirados. Em 1987, um segundo modelo desse console foi lançado, com um novo design, e controles com modo turbo.
Primeiro Modelo, de 1986. |
Segundo modelo, de 1987. |
Críticas e Falhas do Console:
Em 1988, a Nintendo já estava desenvolvendo o Super Nintendo. No Japão, o Famicom ainda fazia sucesso, já o Disk System enfrentava críticas por parte da imprensa e de jogadores, que reclamavam que alguns discos falhavam, ou o sistema não conseguia lê-los corretamente, fora que os jogos nesse formato demoravam a carregar, diferente dos cartuchos, que tinha carregamento instantâneo. A biblioteca de jogos não era tão grande comparado ao do Famicom padrão, e então o sistema começou a dar sinais de queda, mesmo com mais 4 milhões de unidades vendidas, e não chegou a ser lançado nos Estados Unidos
Fechando o Baú:
Com a chegada dos consoles de 16 bits da Nintendo, o lançamento de jogos para o Famicom, e para o Disk System já estavam escassos. O ultimo jogo do Periférico foi lançado em 1992, mas seu suporte oficial só foi encerrado em 2003, junto com o Famicom Original.
Na E-Bay é possível encontrar um Disk System em perfeito estado por 1.500,00 Dólares.
Esse artigo é um complemento ao Como Surgiu? - Famicom/NES
Fontes:
Texto e Revisão Final: Thiago Moraes
©2020 Baú dos Consoles