26 junho, 2014

Consoles Obscuros: Super A'can

 Durante a Quarta geração, conhecemos muitos consoles de um gigantesco sucesso como o Mega Drive, o Super NES, PC-Engine, o poderoso Neo Geo, entre outros, nos quais tiveram grande importância tecnologia, já que seus componentes serviram de base para os Video-games da quinta geração. No entanto, alguns consoles não se saíram muito bem nas vendas, ou não foram bem recebidos pela crítica e público, como o que nos conheceremos hoje, o Super A'can...




 Em 1995, a Funtech Entertainment Corporation lançou seu primeiro sistema de video-game em Taiwan, uma ilha administrada pela China. o Super A'can foi lançado exclusivamente para o mercado de Taiwan.
 O console e o controle, feitos em plastico fino, eram muito frágeis, e a Funtech acabou pintando ele de cinza escuro para dar uma impressão de resistência ao Super A'can, mas não funcionou.
 Ele é muito confundido com um clone do Super NES devido a seu projeto físico e o processador instalado nele, mas, analisando minuciosamente, vemos que na verdade ele revela um quadro diferente.



 O Super A'can:
 Aparecendo no final da famosa era 16 bits, o Super A'can utilizava processadores Dual Motorola em sua unidade principal, a primeira CPU era uma Motorola 68000 de 16 bits, o mesmo utilizado no Mega Drive e na versão domestica do Neo Geo. Sua segunda CPU era uma Motorola 8 bits 6502, que estreou no originalmente no interior do SNES.
 Esses processadores Dual garantiam uma paleta de 32.678 cores e foi bastante poderosa em comparação aos outros sistemas de 16 bits da época., maaas... até que o Super A'can teria feito sucesso caso ele tivesse sido lançado em 1989/1990, já que em 1995, no seu lançamento original, já estavam em uso os Poderosos consoles de 32 bits, ou seja, ele acabou virando obsoleto diante de consoles tão poderoso que foram lançados como o famoso PSX.

 Os Jogos:
 12 jogos foram lançados para o Super A'can, e tiveram rumores que mais jogos seriam lançados, mas não foi isso que ocorreu. Os jogos tinham gráficos semelhantes ao do Neo Geo e SNES, com cores vibrantes e agradáveis em ambientes 2D. Os jogos viam em caixas de papelão que vinha com um suporte plastico para o jogo, juntamente com um manual, parecido com as embalagens dos jogos de SNES.




CUG

Samgo Fighter
BoomZoo
Son of Evil


 O Super A'can falhou miseravelmente devido a utilização de tecnologia ultrapassada e por ser vendido a um preço altíssimo, e existem relatos que a Funtech teve uma perda de U$6 Milhões de dólares nesse empreendimento.
 Colecionar este console é uma proposta muito cara, devido a raridade e fracasso do sistema. Apenas colecionadores devem querer comprá-lo, e olhe lá!! porque o investimento não vai ser bom, já que não dá pra tirar muito proveito do console.

 Componentes do Sistema:
 Na época de seu lançamento, uma revista foi publicada falando das diferenças entre seus concorrentes, o Mega Drive e SNES. Vejamos seus componentes internos:

 Processador principal: Motorola 68000 @ 10.6Mhz
 Processador auxiliar: Motorola 6502 @ 3.58Mhz
 RAM do sistema principal: 64KByte
 RAM do sistema auxiliar: 32KByte
  Chips personalizados UMC:
 UM6618 – Processador de animação de backgrounds
 UM6619 – Processador de música, áudio e processador de periféricos
 VRAM: 128KByte
 Cores: 256 simultaneas na tela de uma paleta de  of 32,678 cores
 Resolução: 320x240, Até 4 camadas de fundo
 Sprites:
  40/line
  320/frame
 Tamanho máximo: 256x256
 Cores: 256 ou 16
 Efeitos gráficos: Zoom, rotação, mosaico, transparência, perspectiva, distorção, mistura de cores, etc.
 Som: 16 canais de áudio, Stereo PCM
 Tamanho máximo dos cartuchos: 112MB
 Memória SRAM dos cartuchos: 16 para 64 KB
 Suporte externo para aceleração gráfica

 Como mostrado acima, o Super A'can tinha um ótimo Hardware que não foi bem aproveitado por falta de apoio das empresas de jogos.
 O Super A'can tem um suporte de expansão lateral que provavelmente utilizaria um periférico para suportar jogos em formato de CD-Rom, mas esse suporte jamais chegou a ser usado.



  Bom, então é isso, hoje vimos a história desse obscuro console, Super A'can, que por ser lançado muito tardiamente do seu tempo, foi um completo fracasso. Espero que tenham gostado, fiquem de olho e vejam os outros artigos daqui do blog, e se quiser seguir o Baú dos Consoles nas redes sociais,
clique aqui para curtir nossa página no facebook, ou Aqui para seguir nossa página na Alvanista.
 Fontes: Geração N64, Gigacom Old Games e Wikipedia.
 Até a próxima!.