O Início:
Era DMA Design:
Tudo começa em uma empresa chamada DMA Design, criada em 1987 na cidade de Dundee, na Escócia, por David Jones. A empresa fazia jogos para computadores ainda no final dos anos 80, e já no início da década de 90, é lançado Lemmings, um puzzle que vendeu mais de 20 milhões de cópias pelo mundo, lançado para vários computadores e consoles da época.
Mais tarde, exatamente em 1997, a DMA (sobre o extinto selo BMG Interactive) lança Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA, criado pelos irmãos Housers, onde o jogador dessa vez assumia o papel de um anti-herói, um bandido, que fazia missões para ficar entre o melhores no ranking de criminosos da cidade. O jogo, mesmo controverso devido a sua violência apresentada, fez um enorme sucesso, fazendo com que em 1999, já sobre o domínio da distribuidora Britânica Gremlin Interactive, lançasse as expansões GTA London, 1969 (PS1 e PC); e GTA London, 1961 (Apenas PC).
Lemmings, O jogo original de 1990, Lançado pela DMA para vários PCs e Consoles |
Mais tarde, exatamente em 1997, a DMA (sobre o extinto selo BMG Interactive) lança Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA, criado pelos irmãos Housers, onde o jogador dessa vez assumia o papel de um anti-herói, um bandido, que fazia missões para ficar entre o melhores no ranking de criminosos da cidade. O jogo, mesmo controverso devido a sua violência apresentada, fez um enorme sucesso, fazendo com que em 1999, já sobre o domínio da distribuidora Britânica Gremlin Interactive, lançasse as expansões GTA London, 1969 (PS1 e PC); e GTA London, 1961 (Apenas PC).
A Rockstar Games:
Sede da Rockstar Games. No prédio que pertence A Take Two Interactive, em Nova Iorque, EUA. |
A atual sede da Rockstar fica em Nova Iorque, no prédio da Take Two, e desse local de onde saem as ideias para novos produtos. 7 estúdios de desenvolvimento de jogos fazem parte da Rockstar, todos em cidades diferentes, no qual falaremos mais na frente.
Filosofia Rockstar:
Em uma entrevista a Famitsu, Dan Houser disse que "Você tem que ter originalidade em seus jogos, você tem que ter um tipo de mensagem interessante. Você pode dizer que o objetivo da Rockstar é fazer com que os jogadores sintam o que estamos tentando fazer […] a Rockstar produziu novos gêneros, como os jogos da série GTA. Nós não nos apoiamos em nenhum depoimento em um livro de negócios para fazer o que fizemos. Eu acho que atingimos o sucesso precisamente porque não nos concentramos em lucro… se fizermos os jogos que nós mesmos queremos jogar, então acreditamos que as pessoas vão comprá-los”. Ele ainda disse que a Rockstar fez "novos gêneros com jogos como os da série GTA, Que não dependem de depoimentos em um livro de negócios para fazer o que nós fizemos. Eu acho que nós justamente conseguimos porque não nos concentramos no lucro… Se nós fizermos o tipo os jogos que quer jogar, então acreditamos que as pessoas vão comprá-los."
Estúdios:
Desde sua fundação, a Rockstar Games foi comprando alguns estúdios em vários lugares do mundo para o desenvolvimento de seus jogos. Este estúdios de alguma maneira estavam anteriormente ligados a Rockstar, onde algum produtor já havia trabalhado, ou devido ao desenvolvimento de algum jogo, entre outros, mas a compra desses estúdios não foram somente por essas razões de conhecimentos, mas sim ao crédito que a empresa dava a estúdios que não tinham uma oportunidade de demonstrar seus trabalhos. Todos os estúdios foram renomeados com o nome da Rockstar, mais o nome da cidade onde ele está sediado.
Segue a Lista dos Estúdios criados e comprados da Rockstar:
Fundada em 1997, com o nome de Tarantula Studios, desenvolveu a versão para Game Boy Color do primeiro GTA. Foi comprada pela Rockstar Games em 2002, e se tornou a divisão responsável por testar e traduzir os jogos da Rockstar, é o grande mecanismo de qualidade da empresa. Com a compra, o estúdio passou a se chamar Rockstar Lincoln, devido a sua sede ser na cidade de Lincoln, na Inglaterra.
Rockstar Vancouver:
Antes conhecido como Barkind Dog Studios, ele foi o responsável pelo desenvolvimento de Counter Strike, sucesso no mundo todo, antes de ser comprado pela Rockstar em 2002. O estúdio desenvolveu os jogos Global Operations(2002, PC), e Treasure Planet: Battle of Procyon(2002, PC) Sediado em Vancouver, no Canadá, o estúdio ficou conhecido por desenvolver Bully em 2006, para PlayStation 2, e posteriormente para Wii e XBox 360. Também trabalhou no lançamento de Max Payne 3.
Obs.: Em julho de 2012, o estúdio foi fechado e seus trabalhos transferidos à Rockstar Toronto.
Obs.: Em julho de 2012, o estúdio foi fechado e seus trabalhos transferidos à Rockstar Toronto.
Rockstar Toronto:
Sediado em Toronto, no Canadá, é um importante estúdio da Rockstar Games, que começou a ser expandido em 2012, que resultou no fechamento da Rockstar Vancouver, juntando seus trabalhos e funcionários nesse estúdio de Toronto.
O estúdio foi o responsável pelo desenvolvimento de The Warriors, um famoso game da Rockstar baseado em um filme Cult dos anos 70, lançado para PS2, PSP, e XBox, o jogo fez um grande sucesso, fazendo a Rockstar lucrar 37 milhões de dólares ao redor do mundo.
A Rockstar Torono é um dos estúdios mais experientes da Rockstar, tendo já colaborado com os outros estúdios da Rockstar, e também com outras empresas como Sony, Microsoft, e Nintendo. O estúdio trabalhou com a Bungie desenvolvendo a versão de PS2 do famoso jogo Oni em 2001, com a Remedy Entertainment trazendo Max Payne para o PS2 também em 2001, com a Rockstar London desenvolvendo a versão de WII do Bully: Scholarship Edition em 2008, e trabalhou com a Rockstar North desenvolvendo a versão de PC de GTA IV e seus episódios.
A Rockstar Torono é um dos estúdios mais experientes da Rockstar, tendo já colaborado com os outros estúdios da Rockstar, e também com outras empresas como Sony, Microsoft, e Nintendo. O estúdio trabalhou com a Bungie desenvolvendo a versão de PS2 do famoso jogo Oni em 2001, com a Remedy Entertainment trazendo Max Payne para o PS2 também em 2001, com a Rockstar London desenvolvendo a versão de WII do Bully: Scholarship Edition em 2008, e trabalhou com a Rockstar North desenvolvendo a versão de PC de GTA IV e seus episódios.
Rockstar North:
Como já vimos no começo desse artigo, a Rockstar North teve seu início na era da DMA Design, que foi comprada e se tornou praticamente o principal estúdio da Rockstar Games, tendo seu reconhecimento oriundo de jogos como os da série Grand Theft Auto, Manhunt, Bully, além de jogos da época da DMA como Lemmings, Wild Metal Country, que mostra o quão experiente que esse estúdio é no ramo de desenvolvimento de jogos. Além de que ele esteve de alguma forma envolvido com a criação da Rockstar Games, já que os criadores da Rockstar já haviam trabalhado na DMA no desenvolvimento do primeiro GTA. O estúdio está sediado na cidade de Edimburgo, Escócia.
Rockstar San Diego:
Sediado em Carlsbad, na Califórnia, o estúdio que foi fundado na década de 90 como Angel Studios, foi comprado em novembro de 2002 pela Take Two Interactive, e renomeado para Rockstar San Diedo. Antes da compra, o estúdio era conhecido pelo seu trabalho no jogo Midtown Madness, um jogo de corrida em mundo aberto, que mais tarde teve um sucessor espiritual que ficou conhecido como Midnight Club, que foi desenvolvido desenvolvido ainda como Angel Studios, e Distribuído pela Rockstar Games, que ficou tão satisfeita com o trabalho deles, que decidiu comprar o Estúdio.
A Rockstar San Diego foi a responsável pela criação da série Red Dead, lançando o jogo Red Dead Revolver em 2004(PS2), e o Read Dead Redemption em 2010(PS3, Xbox) de estilo mundo aberto no faroeste americano. É nesse estúdio onde está abrigado a equipe de desenvolvimento do motor gráfico RAGE, que é usado em quase todos os novos jogos da Rockstar.
Fundada em 1993 em Vienna, na Áustria, como Neo Software Produktion GmbH, o estúdio foi comprado em 2001 pela Take-Two Interactive, e em 2003 foi teve seu nome mudado para Rockstar Vienna e começou a desenvolver algumas versões de jogos como Max Payne 2: The Fall of Max Payne para Xbox e PS2; GTA 3 para Xbox,; GTA: Vice City para Xbox; e Manhunt 2 para PS2(que teve seu desenvolvimento repassado para a Rockstar London)
Criada em 2005, a Rockstar Japan é uma subsidiaria da Rockstar Games voltado para o mercado asiático. A empresa trabalha juntamente com a Capcom, que detinha os direitos de distribuição da série GTA.
Rockstar London:
Criado em 2005 em Londres, na Inglaterra, pela Rockstar, e começou seus trabalhos assumindo o desenvolvimento da versão de PS2 do Manhunt 2, depois que a Rockstar Vienna foi fechada, e desenvolveu a versao de PSP do Midnight Club: L.A.Remix. O estúdio também ajudou no desenvolvimento de Max Payne 3 e Grand Theft Auto V.
Rockstar New England:
Um estúdio menos notório da Rockstar, que foi fundado em 1999 como Mad Doc Software pelo Dr.Ian Lane Daves, e sua especialidade era o desenvolvimento de jogos de estratégia em tempo real, já que o estúdio tinha um grande conhecimento na área de motor gráfico com inteligencia artificial avançada.
O estúdio foi comprado pela Take-Two em 2008, e renomeado para Rockstar New England, trabalhando nas versões de Wii, Xbox 360 e PC de Bully. Além de dar apoio a outras produções da Rockstar.
Fundada em 1997 como Mobius Entertainment, o estúdio , antes de ser comprado pela Rockstar, desenvolvia jogos para portáteis da época como Game Boy Color, e Game Boy Advance. Os olhos da Rockstar para o estúdio se abriram quando eles lançaram a versão de Max Payne para GBA, então em 2004 o estúdio foi comprado e teve seu nome mudado para Rockstar Leeds devido está localizado na cidade de Leeds, na Inglaterra.
O estúdio ficou responsável por desenvolver jogos para portáteis. Eles desenvolveram Midnight Club 3: DUB Edition Remix, GTA: Libert City Stories, GTA: Vice City Stories, Manhunt 2, GTA: Chinatown Wars e Beaterator, todos para consoles portáteis para PSP, e alguns para iOS e DS. Em 2011 o estúdio desenvolveu L.A.Noire para PC, Xbox 360 e PS3.
Séries de Jogos Mais Conhecidas:
A série de jogos mais conhecida da Rockstar Games, e uma das mais famosas do mundo. Foi criada em 1997, na era da DMA Design por Sam e Dan Housers. |
Criada em 2004, com o primeiro jogo chamado Red Dead Revolver, a série só se tornou um mega estouro com o Lançamento de Red Dead Redemption em 2010. A série já vendeu mais de 13 milhões de cópias. |
Social Club:
Criado em 2008 pela Rockstar Games, o Socia Club é uma mídia criada para funcionar como plataformas de multijogadores como a Steam, UPlay, e Origin, a diferença é que essa é uma peça exclusiva para os jogos da Rockstar Games, na qual gera rankings de pontuação de seus jogos, libera alguns recursos especiais como mapa de tesouros, ou de áreas perigosas(no GTA IV), variação do preço das bolsas da BAWSAQ(em GTA V), além da possibilidade de comunicação com outro jogadores e outros inúmeros recursos extras disponibilizados.
Rage:
O RAGE, ou Rockstar Advanced Games Engine, começou a ser desenvolvido pela Rockstar San Diego em 2006, e foi utilizado pela primeira vez em 2006 no jogo Tennis, da própria Rockstar. O motor utilizar o sistema de Motion Capture com um sistema de colisão e física muito bem desenvolvidos. Só foi a partir de 2008, com o lançamento de GTA IV, que o RAGE ficou conhecido, com seus gráficos super realista, e com seu sucesso, ele foi usado nos futuros jogo da Rockstar que estavam sendo desenvolvidos.
Finalizando:
Espero que eu tenha sido o mais detalhista possível, nesse artigo vimos toda a história da Rockstar Games, uma das produtoras de jogos mais amadas do mundo, que sempre procura a excelência em seus trabalhos, com inúmeros jogos de sucesso.
Algo interessante em relação a Rockstar, é que mesmo com estúdios suficientes para desenvolver e lançar jogos a cada 4 meses, ela normalmente leva uma média de 10 meses para lançar um jogo novo, e isso é só uma média, mas quando ela lança um jogo, a repercussão causada é de cerca de 1 após seu lançamento, e mais 8 anos para que o jogo seja um pouco mais esquecido, isso é incrível! Até porque vemos que o GTA: San Andreas foi lançado a 12 anos, e ainda é muito jogado por seus fãs, e tem pesquisas que afirmam que ele é um dos jogos mais comuns de se encontrar em um computador. Só a Rockstar Games consegue essas artimanhas!
Espero que tenham gostado. Obrigado pela visita! Fiquem na Paz!
Fontes:
Wikipedia, Uol Jogos, Game Hall, IGN, Rockstar Games.