28 maio, 2014

Como Surgiu? - Game Boy Advance

 Em 2001 a Nintendo inovou com o Game Boy Advance, o primeiro sucessor do Game Boy original. Alem de ter recebido grandes jogos, Ele é totalmente compatível com os jogos das outras versões do Game Boy.
  O GBA também recebeu jogos de franquias de sucesso como: GTA, Driver, Final Fantasy, FIFA, alem dos outros da própria Nintendo.
 Vamos entender melhor do Game Boy Advance.


 Sobre o GBA:


 Numa época onde o PlayStation 2 dava as caras, a Nintendo sentia que devia melhorar seus produtos e começou a investir em sucessores para o console de mesa Nintendo 64 e ao portátil Game Boy Color, e então ela lançou o Game Cube em 2001, um console de mesa que era tinha um hardware inferior ao PS2 e que não emplacou muito, e também o Game Boy Advance, o único portátil de respeito que existia nessa época.
 O GBA, teve como novidades os botões L e R, que deram uma maior possibilidade de interação aos jogos e também um Hardware potente para um portátil da época, além da retrocompatibilidade com a maioria dos jogos lançados para o Game Boy e Game Boy Color.
 Ele possui um microprocessador ARM 16 MHz de 16 bits, e um Z-80A de 8,4 MHz para rodar jogos dos outros Game Boys. Sua tela de LCD tinha 2,4 polegadas que processava imagens de 240x160 Pixels e tinha mais de 32 mil cores, e mesmo assim o jogador não podia jogar no escuro já que o portátil não tinha luz interna.
 Essa primeira versão do Game Boy Advance vendeu mais de 75 milhões de unidades. As vendas das outras versões eu falo mais adiante.


  Gráficos:


 Os gráficos do GBA tinha suporte a simples sprites em 2D, o que não estava agradando alguns jogadores mais antigos já que a nova geração de consoles com o PS2, XBox, Game Cube rodavam jogos incríveis em 3D.
 Alguns jogos conseguiam rodar gráficos em 3D usando todo o potencial do portátil, chegando a ser comparados próximos do PlayStation 1. Dentre os jogos em 3D mais famoso temos DRIV3R, Crazy Taxy, Asterix e Obelix XXL, 007 Nightfire, Need For Speed, e Mortal Kombat.


DRIV3R, um dos jogos com melhores gráficos
para o GBA

  Acessórios e Conectividade:


 O GBA tem diversos acessórios. Entre eles o GBA Link para multiplayer local em até 4 jogadores, o GameCube-GBA Cable para conectar com o Game Cube e fazer com que o GBA ganhe novas funções como segunda tela e etc.
 Para conectar o multiplayer de jogos das outras versões do Game Boy, é necessários os cabos respectivos das outras versões.
 Existe um famoso acessório chamado Game Boy Advance Wireless Adapter que servia para jogar o multiplayer local SEM fio também para até 4 jogadores.

4 GBAs conectados
 São milhares de acessórios lançados para o GBA, e eu vou fazer um artigos falando exclusivamente desses acessórios.


  Sucessor e Relançamentos:


 A versão original do Game Boy Advance vendeu mais de 75 milhões de unidades, e devido a muito pedidos e reclamações, a Nintendo anuncia seu primeiro Relançamento.:

Game Boy Advance SP:


 Lançado em março de 2003, o Game Boy Advance tem todas as características do GBA original mas agora ele tem um formato dobrável o que fazia ele ser facilmente guardável em um bolso. Uma das grandes melhorias dessa nova versão é a Frontlight, a tão pedida luz interna foi implantada no GBA SP, ele também vinha com uma bateria recarregável da própria Nintendo.
 O GBA SP vendeu mais de 38 milhões de unidades e foi mais um sucesso da Nintendo.


 Nintendo DS:



Em dezembro de 2004 a Nintendo lança o Sucessor do Game Boy Advance: O Nintendo DS. Em 2005, a Sony lança o concorrente direto do DS, o PSP, que também fez um estrondoso sucesso ameaçando a liderança da Nintendo no mercado de Portáteis.
 As 2 telas do portátil dão nome ao mesmo; Dual Screen, onde a tela de baixo tem um sistema de Touch Screen, aumentando as interações do jogador com os jogos.

Nesse mesmo ano de 2005, a Nintendo lança aquele que seria a ultima versão de um Game Boy: O Game Boy Micro:


  Game Boy Micro:


 Lançado em outubro de 2005, o Game Boy Micro foi o ultimo Game Boy lançado até hoje. Com a chegada das tecnologias mais avançadas como o Nintendo DS que eu citei, ele tem todas as características das outras versões do Game Boy incluindo iluminação interna, só que com um tamanho reduzido e mais leve que um Ipod Mini.
 Ele não suporta jogos lançados para o Game Boy e Game Boy Color. Ele foi muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada.
 O Game Boy Micro vendeu mais de 1 milhão de unidades, um numero baixo em comparação as outras versões do GB, já que o foco do público era o Nintendo DS.
 Tudo o que a Nintendo tentou fazer nas outras versões do Game Boy, foi colocada no GBM, ele é pequeno e de alta qualidade, mostrando que o mercado de Video-Games Portáteis era mesmo a cara da Nintendo.

  

 Jogos:


 O Game Boy Advance ganhou importantes jogos de plataformas como PS1, N64 e até do PS2, além de jogos dos antigos GBs e também títulos exclusivos dele. Quem tem vontade de jogá-lo por emulador, temos o Visual Boy Advance, que é um ótimo emulador e que vocês podem baixar Neste Link e as roms vocês podem baixar Neste Site que também tem outros emuladores e tals.
 Abaixo você vai ver fotos de alguns jogos famosos do GBA:

GTA Advance

Driver 2 Advance
Golden Sun: The Lost Age
Final Fantasy Tactics Advance
Mario Party Advance

 Estes são apenas uma pequena parte dos tantos jogos que foram lançados para o Game Boy Advance, ele recebeu muitos jogos de outras séries famosas da própria Nintendo, como Pokémon, Super Mario, Tetris, entre milhares.



 Concluindo:


 O Game Boy Advance sucedeu o Game Boy de forma espetacular, sempre inovando e deixando características do Portátil criado por Gunpei Yokoi. Ele foi um sucesso de crítica e público deixando a Nintendo no topo mais uma vez.
 Toda a linha Game Boy permaneceu no topo dos Videogames Portáteis por 18 anos.




 Esse artigo é um complemento ao Como Surgiu? - Game Boy.

 Fontes:
  Wikipedia,
  TechTudo,
  Free Roms,
  Nintendo.

 Texto e Revisão Final: Thiago Moraes
 ©2014 Baú dos Consoles