10 abril, 2015

Análises - Shadow Of The Colossus

 Shadow Of The Colossus é a prova que jogos também são uma forma de arte expressiva, ele é considerado uma obra-prima do mundo dos jogos, e passa uma mensagem simples e marcante.
 O enredo do jogo gira em torno do jovem Wander, que viaja por um território conhecido como Região Proibida, para derrotar 16 criaturas conhecidas como Colossus, afim de restaurar a vida de uma garota chamada Mono.
 O jogo foi desenvolvido pela Team Ico, dirigido por Fumito Ueda. O jogo foi lançado em 2005 exclusivamente para o PlayStation 2.
 Shadow Of The Colossus está entre um dos 100 melhores jogos da história.


 Desenvolvimento:

 Shadow Of The Colossus começou a ser desenvolvido em 2002 pela Team Ico, uma desenvolvedora japonesa comandada pela Sony, e que desenvolveu outro grande sucesso do PlayStation 2: Ico. A equipe é pequena, com cerca de 35 membros eles começaram a desenvolver o projeto que ficou conhecido como Nico("Ni"significa 2 em japonês), que seria uma sequência para Ico, e até um trailer foi apresentado na DICE summit de 2003, onde vemos o protagonista do Ico e mais 3 garotos galopando em seus cavalos e lutando contra um colosso. Assista.:


 Na época, Fumito Ueda, o diretor de Ico e de Shadow Of The Colossus, pretendia fazer uma sequência para Ico, contudo, Ueda não ficou satisfeito com o rumo com que o jogo estava tomando, e preferiu refazer o projeto, surgindo assim a ideia para Shadow Of The Colossus.

 Fumito Ueda, sempre foi perfeccionista em seus trabalhos, e não foi diferente em Shadow, ele e Kenji Kaido, o produtor do jogo, sempre exigiam a melhor qualidade possível para o jogo, o time de desenvolvedores e programadores sempre eram desafiados a se superarem e conseguirem uma maior qualidade de gráficos e física para o jogo, esse trabalho foi muito bem feito, a física do jogo bastante realista, e o protagonista,Wander, reagia muito bem de acordo com os gigantes colossos, que também tiveram uma física muito bem aplicada.

 Ueda sempre desejou que SOTC tivesse uma apresentação única, e que destacasse o jogo em meio de tantos outros, e realmente ele conseguiu isso, o jogo sempre se destacou por não ter outros inimigos alem dos colossos, e também não temos nenhum outro personagem para interagir alem de Wander e sua égua Agro, que por sinal também foi muito bem trabalhada, ao ponto de reagir como um animal de verdade, ela obedece as ordens de Wander, mas nem sempre ela faz o que manda, como quando estamos perto de algum precipício ou em alguma situação de perigo, onde ela se recusa a fazer o que é ordenado que ela faça. Isso irritou alguns jogadores, e também os críticos especializados, que achavam que isso era um bug, mas Ueda e Kaido explicaram a ideia deles em relação a essa égua, Ueda falou que "Uma égua de verdade...nem sempre obedece. Não é como um carro ou uma moto, ela nem sempre vai virar quando você mandar virar", e isso foi algo trabalhoso ao time, que teve que encontrar um balanço entre a frequência que a agro obedece ou não, para fazer com que ela se comportasse da maneira mais realista possível, e eles conseguiram isso.



 Lançamento:


 Shadow Of The Colossus foi lançado primeiramente no Japão em outubro de 2005, e no resto do mundo em fevereiro de 2006, desenvolvido pela Team Ico e distribuído pela Sony exclusivamente para o PlayStation 2.
 O jogo foi um sucesso comercial, chegando a fazer mais sucesso que Ico, que foi bem recebido pela crítica, mas que não vendeu bem. O jogo está entre os melhores do PS2 ganhando até uma versão especial "Greatest Hits" da Sony.
 A Sony investiu pesado no marketing do jogo, com anúncios em revistas, Internet, comerciais de TV, incluindo um marketing viral; a empresa criou alguns sites com informações sobre grandes ossos que supostamente eram descobertos em certos locais ao redor do globo, esses ossos se assemelhavam-se aos colossus. Os sites hoje em dia não estão mais disponíveis.


 Enredo:


 O enredo de Shadow Of The Colossus é bem interpretativo devido a escassez de informações passada pelo jogo, então, é importante prestar bem atenção em todas as cutscenes do jogo, porque mesmo sendo poucas, são nelas que vemos a história do jogo. O protagonista de Shadow é Wander, um jovem guerreiro que roubou um espada mágica conhecida como "Espada Ancestral", tendo o desejo de trazer de volta a vida de sua amada Mono, uma jovem com um destino amaldiçoado que foi morta de uma maneira não informada no jogo, então, Wander leva o corpo de Mono para uma região sagrada conhecida como a "Região Proibida", ele vai até o Templo da Adoração onde ele coloca o corpo de Mono em um altar, e então algumas sombras pretas tentam atacar Wander, que ao balançar a Espada Ancestral fogem. Então uma entidade conhecida como Dormin, que aceitar trazer Mono de volta a vida, mas pra isso Wander deve matar 16 colossss espalhados pela região proibida para trazer a alma de Mono de volta, Wander então vai em caça aos colossss, e então o jogo começa.

Wander e Mono.

 O enredo do jogo tem base na história bíblica A Torre de Babel, encontrada no livro de Gênesis 11:9, na qual conta a história em que Nimrod, o homem mais poderoso da época mandou que fosse construída uma torre que fosse tão alta ao ponto de que Nimrod lutasse com Deus em pessoa. Deus então fez com que cada trabalhador falasse em uma língua diferente(criando assim as línguas que hoje conhecemos) para que eles se confundisse. A construção foi abortada, Nimrod foi então morto, e seus restos mortais divididos em 16 partes, e foram espalhados pela cidade porquê a população ficou com medo dele ser tão poderoso ao ponto de ressuscitar. Já no jogo temos o já citado Dormin, que ao contrário fica Nimrod, que segundo a história do jogo, ele foi aprisionado no templo da adoração, e sei corpo foi fragmentado em 16 partes, originando os colossos, como forma de selar o seu poder. Sacaram a fonte Bíblica no jogo?, muitos dizem que é apenas uma lenda, mas seria muita coincidência afirma isso.

Dormin.

 Jogabilidade:


 A jogabilidade de Shadow Of The Colossus é bastante fluída e simples, o jogador só pode lutar com um colosso de cada vez, para isso o jogador deve procurá-lo levantando a Espada Ancestral, na qual reflete um raio de luz indicando a localização do colosso. Os colossos na maioria das vezes se encontram em lugares onde a Agro não consegue chegar, como em lugares altos como montanhas, estruturas antigas ou em lagos e rios, para isso Wander pode escalar ou nadar nesses tipos de terrenos. Cada colosso tem um pronto fraco que devemos descobrir para poder derrota-lo, alguns colossos são extremamente agressivos, atacando só em ver Wander, e outros só atacam ao serem atacados. Nós podemos subir nos colossos através de pelos ou estruturas do próprio corpo dos colossos para poder encontrar o ponto fraco deles.



 Enquanto Wander escala, sua barra de estamina diminui, ela pode ser aumentada ao capturarmos lagartos na qual consumimos sua cauda, e assim também funciona com a barra de vida, onde devemos consumir frutas encontradas em árvores ao redor do mapa.
 Nas batalhas contra os colossos, nós devemos usar o ambiente do jogo em nosso favor, o mapa do jogo é gigantesco e impressiona por sua vasta área, e então devemos usar a Agro para chegar mais rápido nas batalhas assim como já falei antes.

Mapa da Região Proibida.



    Trilha Sonora:


 As músicas presentes no jogo são orquestradas e tem um tom clássico, elas só tocam nas batalhas contra os colossos e nas cutscenes, já durante a caminhada de Wander em busca dos colossos, nós só escutamos os passos do personagem juntamente com os sons do ambiente ao redor de Wander, isso foi feito na intenção de passar uma ideia de solidão ao jogador, bem semelhante a Ico. Um CD com a trilha sonora do jogo conhecido como Roar Of The Earth, foi lançado no Japão em 2005.


 Os Colossus:


 São 16 Colossos no total, cada um muito bem trabalhado, já que Ueda exigiu da Team Ico um maior cuidado no desenvolvimento dos Colossos, é até esse o motivo de não ter outros inimigos durante o jogo. Vamos ver cada um deles:

1 - Valus

2 - Quadratus

3 - Gaius
4 -  Phaedra
5 - Avion

6 - Barba

7 - Hydrus
8 - Kuromori
9 - Basaran
10 - Dirge

11 - Celosia

12 - Pelagia
13 -  Phalanx
14 - Cenobia
15 - Argus
16 - Malus, O Ultimo Colosso do Jogo.

 Após você ter lutado contra todos esses colossos, aí vemos as cutscenes finais do jogo que eu não vou descrever pra não dar Spoilers.  Alguns Colossos foram excluídos na versão final do jogo, eu prometo fazer um outro artigo falando sobre eles.


 Finalizando:


 Shadow Of The Colossus é um jogo simples, emocionante e incrível. Quem já jogou sabe o quanto que esse jogo é bom, e se você nunca jogou; Eu Recomendo! é de fazer chorar, sua história é simples, interpretativa e deixa varias oportunidades de você contar a história da maneira que você quiser, e essa foi a grande sacada de Ueda; Fazer com que o jogador tirassem suas próprias conclusões sobre o que se passou antes e depois dos acontecimentos de Shadow Of The Colossus.
 E foi isso, espero que tenham gostado, avaliem, comentem, compartilhe, e deixem seus pedidos de jogos que vocês querem ver aqui no Baú dos Consoles. Um forte abraço! Fiquem com Deus!!

 Fontes: Wikipedia, Uol Jogos.