15 março, 2015

Análises - Metal Gear Solid

 Metal Gear Solid, lançado pela Konami em 1998 para PS1 e em 1999 para PC, foi um dos jogos mais conhecidos de sua época.
 Sua história profunda, digna de cinema, deixou jogadores do mundo todo de boca aberta, e os gráficos do jogo foi um dos mais bonitos do console da Sony.
 A série Metal Gear foi criada, escrita e dirigida pelo mestre Hideo Kojima, que ganhou inúmero prêmios por sua obra, e se tornou um dos maiores diretores de video-games da história.




 Desenvolvimento:


Hideo Kojima, Criador da série.
 Hideo Kojima, Criador e escritor de toda a série, queria lançar uma sequência do Metal Gear 2:Solid Snake, que seria intitulado apenas como Meta Gear 3, e seria lançado ao 3DO em 1994. Mas como o 3DO começou a fracassar, ele mudou o foco de desenvolvimento para o recém-lançado PlayStation 1, e decidiu fazer uma alteração no nome do jogo, mudando para "Metal Gear Solid", até por que ele achava que os outros 2 jogos da série lançados para MSX2 não foram muito conhecidos. Ele decidiu adicionar o "solid" também pelo fato desse ser um jogo reformulado tanto em história, quanto em gráficos, assim, todos os jogos seguintes da série usariam o mesmo título com uma numeração progressiva.

 Metal Gear Solid começou a ser desenvolvido em 1995, seus produtores queriam um jogo realista, e pra isso, contaram com a ajuda de uma equipe da SWAT, que demonstrou o uso de armas, explosivos, veículos e algumas táticas de ataque e defesa usadas no jogo. Kojima criou os personagem de MGS, Yoji Shinkawa fez a arte conceitual dos personagens, e outros artistas poligonais foram passando os modelos o formato 3D.

 Kojima sempre foi perfeccionista em seus jogos, em MGS ele queria uma maior interação entre o jogador com o ambiente do game, como permitir, por exemplo, que o jogador escondesse rendesse seus inimigos, e escondesse corpos em armários. Ele também queria que uma verdadeira orquestra acompanhasse o jogador lado a lado, um sistema inteligente que não usasse faixas pré-gravadas como os de outro jogos.
 Apesar de muitos desses objetivos não terem sido alcançado, eles foram implementados em Metal Gear Solid 2:Sons of Liberty.

Artwork original feito por Yoji em 1995.

 Em 1996, um vídeo apresentando o jogo foi mostrado na Tokyo Game Show de 1996, ainda como o possível Metal Gear 3, Ele apresenta o jogo totalmente diferente do que nós conhecemos, seus gráficos e cenários são totalmente diferentes da versão final, e não se sabe ao certo se ela rodaria no PS1, já que seus gráficos aparentam ser bem superiores aos que o console da Sony aguentaria. Assista:


Já em 1997, o jogo foi apresentando na E3 do mesmo ano pela Konami com um trailer no qual vemos cenários do jogo da versão final, as diferenças são claras em relação ao trailer anterior como alguns cenários de shadow moses, além do HUD, posição da camera, e alguns itens com nomes diferentes e outros que não estão na versão final.

 Uma demo jogável do Metal Gear Solid foi disponibilizadas na E3 de 1998, e no mesmo ano o game foi lançado, com uma extensa campanha publicitaria com comerciais em TV e revistas, Demos distribuídas gratuitamente, que contabilizaram cerca de 8 milhões de dólares em investimento publicitário.


 Lançamento:


Capa do Jogo da Versão PAL.
 O jogo foi lançado mundialmente em 1998 para PlayStation 1, e foi um estrondoso sucesso, com mais de 6 milhões de cópias vendidas mundialmente. Foi muito bem recebido pelo público e pela mídia com uma média de 9.1 pontos nas reviews mundiais.
 A GameSpot classificou ele como "mais para um obra de arte... do que um jogo eletrônico em sí.".
 Editores da IGN, classificaram MGS em 2002 como o melhor jogo já lançado para PlayStaion 1.
 Metal Gear Solid foi o responsável pela popularização do gênero Stealth (Espionagem). A ideia de o jogador está sozinho,desarmado e ter que evitar ser visto pelos seus inimigos, ao invés de lutar com eles tem sido usada em jogos até então.

Edição limitada do Metal Gear Solid lançada na ásia e europa.
Acompanha os 2 discos do jogo original, 1 camisa, 1 CD com a trilha sonora,
1 par de Dog Tags e 1 livreto com informações do desenvolvimento do jogo.

 Em 1999, a Konami lança o Metal Gear Solid:Integral para PS1 no Japão. O jogo é uma versão expandida do primeiro, que além do original, vem com um CD extra com 300 missões de treino conhecido como VR Disc, e nele testamos nossas habilidades em missões de infiltração, luta, mistérios, batalhas contra soldados-genomas gigantes, e 3 missões onde controlamos o ciborgue ninja. Nele também temos um modo de sessão fotográfica para tirar fotos de Naomi Hunter, e Mei Ling.
 Trailers e um artwork prévio do Metal Gear Ray, do MGS 2 estão disponíveis. Essa versão ainda conta com adição de roupas para os personagens, como um smoking para Snake, um estilo avermelhado para o Ninja, e uma roupa de infiltração para Meryl.
 Um modo "Very Easy" foi colocado juntamente com uma arma exclusiva para essa dificuldade: uma MP5 com munição infinita.
 Um canal especial no CODEC para ouvir comentários da equipe de produção do jogo foi disponibilizado na versão Japonesa. Um modo de visão em primeira pessoa, rotas alternativas para a patrulha dos inimigos, e por fim, um Mini-game baixável para PocketStation.

Edição do game com o 3° disco incluído.
Algo que se tornaria comum na série após o lançamento inicial do jogo.

 Uma conversão para PC do Metal Gear Solid:Integral foi lançado em 2000, com uma media de 83/100 pontos nas reviews mundiais, sendo criticado por ter uma natureza antiga, e também por ter sido idêntico a versão lançada para PS1.



Solid Snake
Enredo:

 O protagonista de MGS é Solid Snake, um lendário agente de infiltração e sabotagem. Durante a missão, Snake recebe auxílio via Codec do coronel Roy Campbell, ex-comandante de Solid Snake, que lhe dá ajuda táticas e conselhos. Enquanto que inicialmente ele mantém um número de segredos de Snake, gradualmente ele lhe revela.
 Além do Coronel Roy Campbell, outras pessoas lhe ajudam na operação, sendo estes Naomi Hunter, providenciando suporte médico; Nastasha Romanenko, que dá dicas sobre armas e itens; Master Miller, o ex-instrutor de infiltração e técnico de sobrevivência de Snake, e Mei Ling, que inventou o sistema de radar Soliton e o CODEC usados por Snake durante o Jogo - nós contatamos ela para salvar o progresso do jogo.

 O antagonista principal do jogo é Liquid Snake, líder da organização FOXHOUND e "irmão gêmeo" genético de Solid Snake. Sendo uma unidade de forças especiais, a FOXHOUND contém especialistas em áreas únicas. Os membros são Revolver Ocelot, um perito em interrogatório, cuja arma de escolha é uma Colt Single Action Army; Sniper Wolf, a atiradora de elite oficial do grupo; Vulcan Raven, um musculoso xamã armado com uma M61 Vulcan; Psycho Mantis, um médium especialista em telecinese; e Decoy Octopus, um mestre em disfarces.

Da esquerda para a direita:
Decoy Optopus, Psycho Mantes, Revolver Ocelot, Liquid Snake, Sniper Wolf e Vulcan Raven.

Outros personagens incluem Meryl Silverburgh, a filha de Roy Campbell , uma soldado novata que foi para Shadow Moses mas não se uniu à revolta, Dr. Hal "Otacon" Emmerich, o engenheiro-chefe do Metal Gear REX, e o Cyborg Ninja, um misterioso agente tecnologicamente fortificado que não é nem aliado nem inimigo de Snake, mas que se opõe à FOXHOUND.

 O enredo do jogo é bastante envolvente, no qual nós sentimos uma tensão única, e também momentos que nós realmente nos surpreendemos com algumas revelações da história, e também com a teoria da conspiração que o jogo apresenta, que acabou virando uma das marcas da série Metal Gear.

Snake e Meryl

 Trilha Sonora:

 A trilha sonora de Metal Gear Solid foi composta por músicos da Konami, incluindo Kazuki Muraoka, que também trabalhou em Metal Gear. A compositora e lírica Rika Muranaka criou uma música chamada "The Best is Yet To Come" para a seqüência do final do jogo e os créditos. A música é cantada em escocês por Aoife Ní Fhearraigh. A música-tema principal foi composta por TAPPY e também foi usada em Ape Escape 3.

A música tocada durante o jogo possui um sentimento sintético com ritmo elevado e introdução de instrumentos musicais de corda durante momentos tensos, com um estilo de loop endêmico a jogos eletrônicos. Música notoriamente cinemática, com elementos mais fortes de coro e orquestra, é tocada em cenas do jogo. A trilha sonora foi lançada em 23 de setembro de 1998, pela gravadora King Records.


 Concluindo:

 Metal Gear Solid foi um marco na sua época, e até hoje impressiona os novos jogadores por sua história envolvente e reveladora, o jogo é considerado como um dos melhores da história, e todos os jogos do gênero Stealth que vieram depois dele, pegaram um pouco de sua fórmula que tanto fez sucesso. HQs do MGS foram lançadas(incluindo aqui no Brasil), uma versão do jogo no estilo Graphic Novel foi lançada para PSP com elementos muito diferentes dos outros jogos da série, ele lembra um filme interativo, só que no caso o jogador não ganha pontos, apenas interage com o ambiente das cenas, a duração dele é cerca de 2 ou mais. Um adaptação para o cinema foi anunciada por Hideo Kojima, mas até agora nenhuma outra informação foi lançada.

 E por hoje é só, Espero que tenham gostado, avaliem, comentem, e fiquem de olho nos artigos lançados aqui no Blog. Até a próxima! Fiquem com Deus!.


 Fontes:
 Wikipedia,
 Baixaki Jogos,
 IGN,
 EuroGamer.

 Texto e Revisão Final: Thiago Moraes
 ©2015 Baú dos Consoles