09 fevereiro, 2014

Como Surgiu? - Game Boy


 O Nintendo Game Boy deu as caras em 1989, criado por Gunpei Yokoi e a equipe R&D1 da Nintendo Japão, ele juntava as características do NES e a portabilidade do Game & Watch.
 Foi no Game Boy que nasceram muitos jogos famosos como o Pokémon e TetrisEle vendeu mais de 87 milhões de unidades no mundo fazendo a Nintendo topo das empresas de Jogo portáteis. Foram fabricadas 7 versões do Game Boy entre relançamentos e Sucessores.


 

 Entrada da Nitendo no Mercado de Video-Games:



 Em 1977, a Nintendo começou a entrar no mercado de Video-Games com o seu Color TV Game, que foi desenvolvido e lançado no Japão, com uma parceira da Mitsubishi Eletric. 3 anos mais tarde, em 1980,ela lançou no mercado um Video-Game portátil chamado Game & Watch, um Video-Game de segunda geração que foi criado por Gunpei Yokoi. O Game & Watch tinha uma tela de LCD, um relógio com um alarme, e só dava suporte a um jogador. Para saber mais do Nintendo Game & Watch, vejam o artigo Como Surgiu? - Nitendo Game & Watch.
 No mesmo ano de 1980, o Gênio Shigeru Myiamoto criou o mundialmente aclamado Donkey Kong para os Arcades, nesse jogo conhecemos o futuro mascote da Nintendo, o Mario, que na época era apenas conhecido como Jumpman.

 Em 1984, a Nintendo lança seu Famicon no Japão, e logo depois no resto do mundo conhecido, no qual o console ficou conhecido como NES (Nintendo Entertainment System), consolidando de vez o nome da Nintendo no mundo dos Games.

 Ideia e Desenvolvimento do Primeiro Game Boy:


Epoch Game Pocket Computer.
 Gunpey Yokoi ficou famoso como o criador do Game & Watch, um portátil simples e charmoso, mas que não dava a mesma sensação de um Console de mesa. Então ele pensou como seria desenvolver um Video-Game portátil que utilizaria um sistema de cartuchos, e com um processador interno que pudesse rodar jogos com quase a mesma qualidade de um NES ou SNES. A ultima vez que uma empresa tentou fazer isso foi em 1984, o Epoch Game Pocket Computer, que foi lançado com um bom preço mas seu sistema falhou, levando ele ao fundo do poço. Se a Nintendo quisesse fazer algo igual, ou melhor, teria que trabalhar duro pra isso.

Gunpei Yokoi

 Então em 1987, Yokoi se juntou com o seu parceiro Satoru Okada, que já dirigiu Metroid e que tinha uma longa e produtiva parceria com Yokoi no estúdio R&D1 da Nintendo. Yokoi ficou com o projeto físico e Okada com o projeto interno. Esse projeto foi muito difícil, já que a Nintendo queria um sistema que fosse barato para fabricar e também para vender. Ao longo do ano, Okada teve que forçadamente que diminuir os recursos do seu sistema, que era uma CPU Z80, que era um pouco mais poderosa que a do NES, mas tinha um display pequeno com apenas 4 tons. Muitas empresas já exploravam esse mercado de portáteis, não necessariamente voltada para o mercado de jogos, mas sim pelos computadores de multi uso.


 O principal foco da Nintendo sempre eram os jogos, o Mario Bros é uma prova disso, e com certeza a Big N tinha uma ideia de lançar um Mario para o Game Boy, o Super Mario Land, mas tudo isso mudou quando Henk Rogers apresentou a Nintendo um jogo chamado Tetris, que era famoso apenas na antiga União Soviética. Rogers sabia que o Tetris não tinha muitas chances de fazer sucesso por causa do jogo não ter bons gráficos,sons e também um Nome por trás dele. Mas acabou que a Nintendo achou difícil colocar esse jogo pra baixo, principalmente por ter um novo portátil a caminho.
 O projeto do Game Boy ficou pronto em 1989, vinha com Tetris na caixa, além de alguns jogos de lançamentos.

 Lançamento e Sucesso:


 O Game Boy foi lançado em 31 de abril de 1989 no Japão, em agosto nos EUA de 1989, e em setembro também de 1989 na Europa. Em 2 semanas ele vendeu mais de 300.000 unidades, e em 3 anos ele vendeu mais de 32 milhões de unidades, superando as expectativas dos executivos da Nintendo, que era de 25 milhões de unidades. Ele usava o microprocessador Z80 de 4,18 MHZ, e utilizava 2 pilhas AAA que duravam até 20 horas. Ele tem uma tela de cristal líquido e dava suporte a até 16 jogadores usando o Game Link Cable. O Game Boy tem diversos jogos que são lembrados até hoje, como o Tetris, Mario Bros. Land, Pokémon Red & Blue entre muitos outros.
 A Nintendo até lançou um "guia do jogador", e eu achei Este Link para quem se interessar em lê-lo.



 Relançamentos e Melhorias:


 Depois do sucesso do primeiro Game Boy, em 1996 até 1998, a Nintendo começou a relançar o Game Boy com algumas melhorias: o Game Boy Pocket, Game Boy Light e Game Boy Color.
 Obs.: o Game Boy Advance já é o sucessor do primeiro Game Boy, eu prometo fazer uma matéria completa sobre o Game Boy Advance e seus relançamentos.
 Abaixo temos os relançamentos do Game Boy com as novas características implantadas.:


 Game Boy Pocket:


 Lançado em 1996 foi lançado o Game Boy Pocket, Tendo o mesmo processador e aceitando os mesmos jogos, suas diferenças comparado ao Game Boy tradicional são o tamanho reduzido, o uso de duas pilhas AAA, no lugar de quatro pilhas AA, e o fato de sua tela ter perdido o visual esverdeado, que causava dores de cabeça quando jogado por muito tempo. Porém sua tela ainda mantinha a divisão de quatro tons de cinza para dar um melhor visual aos jogos. O encaixe de cartuchos dele era menor do que a do Game Boy original, a Nintendo lançou um adaptador para poder encaixar os jogos.
Game Boy Pocket


  Game Boy Light:


 Lançado apenas no Japão em abril de 1997, o Game Boy Light era um pouco maior que o Game Boy Pocket e possui uma iluminação interna. Foram lançadas raras versões especiais dele como a do Astro Boy e do Pokémon.
 Hoje em dia ele é um Video-Game raríssimo, podendo ser encontrado apenas em leilões ou em feiras de garagem.
 Em Outubro do mesmo ano, Gunpei Yokoi, o criador do Game & Watch e do Game Boy morreu em um acidente de carro, deixando um enorme legado, além de ajudar a Nintendo ao Topo dos portáteis.





 Game Boy Color:



 Depois de muitos pedidos e pressão das desenvolvedoras e dos fãs, a Nintendo lançou o Game Boy Color, o primeiro da série a ter tela colorida e a ser 2 vezes mais poderoso que o primeiro Game Boy. A quantidade de jogos aumentou absurdamente fazendo muitas empresas que desenvolviam jogos para o N64 e PS1 desenvolverem para o portátil.
 Além do recurso padrão de jogos multiplayer que só podiam ser jogados com outros jogadores a partir do Game Link Cable, o Game Boy Color tinha um comunicador infravermelho, Só que esse recurso apresenta defeitos como erros do processador e interferências, fazendo com que as desenvolvedoras não tirassem muito proveito dessa função;




No Brasil, o Game Boy era distribuído pela PlayTronic e até tinha comerciais dele na TV com o slogan "é Nintendo ou nada", eu vou deixar 3 deles aí embaixo pra vcs verem:






 Esses comerciais são da decada de 90, só os gamers mais velhos vão lembrar deles. Existiam mais comerciais relacionados ao Game Boy, mas são raríssimos de serem encontrados.



 Espero que tenham Gostado, eu vou fazer alguns artigos a mais sobre o Game Boy, e também de seus acessórios que são muitos!. Avaliem e comentem, e até a próxima^^.