28 março, 2014

Análises - Crash Bandicoot


 Crash Bandicoot é um jogo de plataforma criado em 1996 exclusivamente para o Play Station 1.

 O protagonista do jogo é o Crash Bandicoot que luta contra os planos do maléfico Dr.Néo cortex. Crash é considerado por muitos o mascote do PS1, apesar de nunca ter sido o mascote oficial, acabou ganhando esse título devido ao seu enorme sucesso na plataforma da Sony.
 Seus belos gráficos 3D em tempo real deixavam os jogadores de boca aberta no seu lançamento, e juntamente com seus efeitos sonoros incríveis e pelo belo trabalho da Naughty Dog, que ele acabou sendo reconhecido mundialmente.





  Sobre o Jogo:



O Play Station tem uma horda de jogos bons e exclusivos, e Crash Bandicoot é um deles, lançado originalmente em 1996 pela Sony exclusivamente para o console. Ele foi criado pelos amigos de infância Jason Rubin e Andy Gavin. Hoje em dia a série é propriedade da Activision, e a empresa não tem planos de lançar novos jogos da franquia já que ele é uma empresa mestre em afundar franquias famosas. Esse jogo foi lançado em agosto de 1996 nos Estados Unidos, em novembro do mesmo ano na Europa, e em dezembro também de 1996 no Japão.


 Ideia e Desenvolvimento:


 A Naughty Dog desenvolveu um jogo chamado War of The Warrior, e o apresentou a Universal Interactive Studios, na qual assinou um contrato para desenvolver mais 3 jogos. Então Jason Rubin e Andy Gavin, os criadores da Naughty Dog, se mudaram para Los Angeles e contrataram seu primeiro funcionário, Dave Baggett,que era um amigo deles.Em 1994, a Naughty Dog se mudou para os estúdios da Universal e contrataram Mark Cenny, um dos desenvolvedores do Sonic The Hedgehog 2, para trabalhar em um jogo de plataforma em 3D. Eles optaram desenvolver para o PlayStation, por causa natureza do console,e também pela falta de um mascote oficial. A equipe então começou a estudar como seria o personagem, o primeiro foi Wllie The Wombat, e posteriomente foi mudado para o Crash Bandicoot, que ao contrário do que muita gente pensa, é um marsupial.
  O jogo teve muita influencia nos Cartoons americanos, pode se perceber isso nos personagem que tem na maioria um corpo desproporcional ao tamanho grande da cabeça.
 O design da produção, design de som, dublagem e captura de movimentos foi inovador e avançado para a época, o método usado por eles só era usados até então pela PIXAR, outras empresas tentavam fazer o mesmo em super-computadores e não conseguiam, , e isso prova que a Naughty Dog tinha um brilhante futuro pela frente, e também se tornando inspiração as outras empresas nesse ramo, que hoje tem grandes produtores e designers que vem de Hollywood, a Quantic Dream é um ótimo exemplo disso.

 Enredo:


 Os cientistas do mal Neo Córtex e Nitrus Brio planejavam criar um exército de animais mutantes para dominar o mundo. Tal plano só daria certo graças a máquina Vórtice de Córtex, que segundo Nitrus Brio, não está pronta para uso. Mesmo com os avisos, Neo Córtex se apressa e pega um marsupial(o Crash) para testá-la. Esse experimento da errado, e Crash acabou não adquirindo maldade. Então em um momento de distração ele consegue escapar, mas acaba tendo que deixar sua namorada Tawna. Agora a missão de Crash é resgatar Tawna, os outros animais, e derrotar Neo e Nitrus, sempre passando por desafios e obstáculos.


 O Jogo:


 Durante o gameplay o jogador vai ter a disposição um mapa mostrando as localizações das fictícias ilhas Wumpa, que se localizam no sul da Austrália. No total são 32 estágios no jogo, entre eles 6 batalhas contra chefes, e 2 secretas.
 Todas as fases(tirando os chefes) o jogador pode destruir caixas. Quando todas as caixas de uma fase são quebradas sem que se perca uma vida,o jogador ganha uma Gema. Essas gemas serve para desbloquear o final secreto "The Great Hall". As gemas normais tem são da cor cinza, mas o jogador pode encontrar gemas coloridas que servem para desbloquear caminhos secretos que contém outras gemas.
 Nas fases o jogador encontra-rá as famosas frutas Wumpa, que quando são coletadas 100 dessas frutas, você ganha uma vida.
 Crash contará com a proteção de Aku Aku,que é uma máscara do espirito de um feiticeiro que ficou aprisionado nela. As máscaras são encontradas em caixas com seu rosto. Quando Crash pega 3 dessas máscaras ele fica invencível temporariamente. Aku Aku acaba virando uma figura paterna para Crash e sua irmã. Ele tem um irmão do mal chamado Uka-Uka, que futuramente acaba se juntando com Neo Córtex, fazendo aumentar essa rivalidade : Crash e Aku-Aku vs. Córtex e Uka-Uka.
No jogo tem Bonus Stages, que servem para Crash coletar mais frutas Wumpa e chegando ao final dessas fases, o jogador pode salvar seu jogo.

 Lançamento e Recepção:



 O jogo foi lançado em agosto de 1996 nos Estados Unidos, em novembro do mesmo ano na Europa, e em dezembro também de 1996 no Japão. O jogo fez um sucesso muito maior do que a Naughty Dog esperava vendo mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo e também foi o primeiro jogo não-japonês a fazer sucesso vendendo cerca de 500.000 cópias no Japão. Ele está listado como um dos melhores jogos de Play Station de todos os tempos.
 O jogo foi bem recebido pela crítica, que fez comentários muito positivos devido aos belos gráficos, animações, trilha sonoras e os desenhos do jogo.



 No canal do Fiaspo Games, tem um vídeo muito interessante chamado Você Sabia? - Crash Bandicoot, que é bem legal, e que explica muito bem sobre o Crash Bandicoot. Vale a pena ver:



Finalizando:
 Crash Bandicoot é com certeza um dos melhores jogos de plataforma e também uma das melhores séries da História. Depois desse primeiro jogo, foram lançados mais 4 para o PS1, que eu vou futuramente fazer análises. Vou deixar um link para vocês baixarem o jogo em formato BIN do jogo.
 Hoje em dia essa série caiu no esquecimento pelos seus produtores, nunca mais se ouviu falar em um novo jogo do Crash, já que atualmente ele é propriedade da Activision.
Espero que tenham gostado, avaliem e comentem se puder. Até a próxima ^^.

 Link para download do jogo em formato BIN: http://www.freeroms.com/roms/psx/crash_bandicoot.htm

 Fontes: WikipediaAll Things Andy Gavin(blog do criador de CB).