09 fevereiro, 2015

Como Surgiu? - NES/Famicon


  O Nintendo Entertainment System, conhecido mundialmente como NES, e aqui no Brasil com Nintendinho, foi lançado em 1983 originalmente no Japão com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, e só em 1985 ele foi lançado no ocidente. Na época, a Nintendo já tinha uma pequena experiência com lançamento de consoles, já que empresa havia lançado o Color TV Game em 1977, e com a licença adquirida para fabricar o famoso Odyssey da Magnavox.
 O NES foi o responsável pela ressurreição da já declarada falida industrias de Video-Games, que havia entrada em Crash no ano de 1983 até o ano de 1985. O Console é o oitavo console mais vendido da história.


 A Ideia Genial e o Desenvolvimento:

 Em 1982, a Nintendo fazia sucesso com seus famosos Arcades, mas os gênios já conhecidos nossos: Hiroshi Yamauchi e Masayuki Uemura tiveram a ideia de criar um console de 16 bits, eles queriam um console que revolucionasse o mundo dos games, e que também recuperasse esse mercado que na época(1982) estava entrando em decadência. Mas para criar um console de 16 bits naquele tempo era algo de outro mundo, então eles redesenharam o projeto para um console de 8 bits, que mesmo sendo menos do que eles queriam, faria um grande sucesso na época.
 Então os engenheiros da Nintendo criaram uma CPU de 8 bits chamada 6502, modificada da Motorola, essa CPU era muito boa e custava pouco para produzir, ela era usada em computadores da Apple e em muitos Arcades da época. Mas para auxiliar a 6502, eles criaram uma unidade de processo gráfico para não deixar com que a CPU fizesse todo o trabalho necessário sozinha.
 A resolução máxima do Nintendinho era de 250 x 240.

Criador e Criação.

 Lançamento:

 O NES foi originalmente lançado no Japão em 15 de julho de 1983, com o nome de Nintendo Family Computer, ou simplesmente Famicon, e durante seu primeiro ano de lançamento, ele foi criticado por erros de programação, fazendo com que a Nintendo fizesse um grande Recall nos consoles já vendidos, e teve que parar a produção até o final de 1984, mas de qualquer maneira ele já era o console mais vendido no Japão.

 Em 1984 o Famicon foi apresentado aos americanos na Consumer Eletronic Show, com 25 jogos anunciados juntamente com uma penca de acessórios, mas não foi o suficiente para cativar os americanos. Na CES do ano seguinte, o console reapareceu totalmente redesenhado, com um visual mais serio para dar mais ênfase ao potencial do Video-Game e já com o nome de Nintendo Entertainment System, a aceitação foi boa devido ao público que havia se admirado com a apresentação do ano anterior, e os que torceram o nariz perceberam que o console prometia.
 Então, finalmente em 18 de outubro de 1985, a Big N lança o NES na terra do Tio Sam. Ele foi lançado primeiramente em Nova York como um teste de vendas, foram fabricadas 50.000 unidades do produto que se esgotaram rapidamente, o que levou a Nintendo a lançar o NES no resto do país em fevereiro de 1986. O Sistema foi lançado depois na Europa, Australia e aqui no Brasil.



 Durante os anos 90, devido a renovação da tecnologia, o sistema foi substituído por consoles mais modernos, seu sucessor alias foi lançado em 1991 nos EUA. A Nintendo Americana deu suporte ao console até 1995, quando sua produção por lá foi encerrada. Já no Japão seu suporte durou até outubro de 2003, e até uma nova versão do Famicon foi lançada, o Famicon AV, conhecido no Ocidente como NES 2. O suporte dado ao Famicon no Japão deu ao sistema um tempo oficial de vida de mais de 20 anos!, o maior até hoje.

NES 2/Famicom AV. 
Clique na imagem para ler o artigo sobre ele.
 Concorrência:

 O NES tinha como principal concorrente, o Master System da Sega, e o Atari 7800. Apesar de seus concorrentes serem mais avançados nas partes gráficas e sonoras, o NES conseguiu se manter no topo dos consoles mais vendidos da época, devido a sua forte estratégia de Marketing utilizada, dando destaques sempre aos seus excelentes jogos de empresas famosas como Konami, Capcom, Square, entre outras.

Master System, da Sega.
 A Sega bem que tentou derrubar o NES da Nintendo, mas o seu Master System logo no ano de lançamento, em 1986, já foi enfrentando muitas dificuldades devido ao já consagrado NES, e também pelo fato da Nintendo ter feito contratos de exclusividades com grandes empresas de Jogos. Anos depois a Sega tentou mais uma vez derrubar a Big N com seu Sega Genesis, de 16 bits, e com o Master Sytem II, mas a empresa só consegui fazer sucesso na Europa, onde os consoles da Sega fizeram sucesso.

Atari 7800
 A Atari, que havia feito um sucesso universal com seu Atari 2600, sofreu muito com o Crash ocorrido em 1983 no mercado dos games devido a superlotação de jogos mal feitos e vendas baixas. A empresa ainda tentou recuperar algo perdido com o seu Atari 5200, que foi outro fracasso, então, a empresa lança o Atari 7800, um console de 8 bits mais poderoso que o dos seus rivais Master System e NES. Mas devido ao pouco acervo de jogos, já que a maioria das empresas que fizeram grandes sucessos para o Atari 2600 como: A Activision, Namco, Capcom, Taito, entre muitas outras, já tinha algum contrato de exclusividade com a Nintendo.

 No Brasil:

O NES só foi lançado oficialmente no Brasil em 1993. Antes disso muitos fabricantes brasileiros lançaram diversos clones com cartuchos próprios e suporte técnico. Os primeiros clones surgiram em 1989, como o Top Game VG-8000, produzido pela CCE, o Dynavision II, produzido pela Dynacom, o Phantom System, produzido pela Gradiente e o BIT System, um console semelhante ao NES, produzido pela Dismac. Enquanto o primeiro e o segundo utilizavam slot de cartuchos de 60 vias compatível com o Famicom, os dois últimos utilizavam slots de 72 vias compatíveis com o NES.


Top Game V-8000
Em 1990 vieram o Super Charger da IBCT, o Hi-Top Game da Milmar e o Top Game VG-9000 da CCE, sendo que o primeiro utilizava o slot de 60 vias, e os restantes utilizando o slot de 72 vias. Algum tempo depois, a CCE lançou o Top Game VG-9000T (o T era de Turbo) e apresentava um controle com botões turbo e com design parecido com o do Phantom System só que de cabeça para baixo (provavelmente para fugir de futuros processos oriundos da Gradiente) e ainda tinha a curiosa vantagem de ser "dual-slot", ou seja, também possuia um slot de 60 vias para os cartuchos japoneses. Seguindo a CCE, a Dynacom lança em 1991 uma versão revisada de seu Dynavision II, o Dynavision III, com o sistema dual-slot. Em 1992 outro clone curioso é lançado: o Geniecom. Desenvolvido por uma empresa homônima, o aparelho possuia um Game Genie embutido, possibilitando aos jogadores trapacear nos jogos sem a necessidade de comprar o acessório separadamente. Alguns outros clones foram lançados posteriormente (até nos dias atuais), mas sem muita expressividade.

Phantom System
Atualmente os maiores clones de NES no Brasil são os consoles Dynavision Xtreme, Wi Vision (mais tarde renomeado para Dynavision Black e depois tem sua versão branca, o Dynavision White) e o PC Game da empresa Dynacom e o Polystation que é vendido geralmente por camelôs e lojas de 1,99.


Também há um reprodutor de DVD que usa ROMs de NES chamado DVD Game, da empresa Britânia. O aparelho rodava ROMs de NES e vem com dois controles. O DVD executa as ROMs de NES gravadas num CD (na verdade, um CD com 27 jogos de NES de pouca capacidade). Pode-se baixar e gravar as ROMs num CD e rodar no DVD. O DVD Game pode rodar até ROMs piratas de NES. O DVD Game tinha uma paleta de cores um pouco maior do que a do NES, proporcionando uma pequena melhoria nos gráficos.

Outro DVD player que também roda ROMs de NES foi criado pela Philco, mas nem todas as ROMs de NES são compatíveis. Jogos de 4Mbits, por exemplo, ficam muito lentos. Provavelmente por causa da pouca capacidade de executar games com paginação de memória mais complexa.


DVD Philco com jogos de NES
 Jogos:

 Foi no NES que nós conhecemos jogos e franquias de jogos que até hoje continuam na memória, ou tem sequências lançadas até hoje, como no caso de Final Fantasy(Square), Metal Gear(Konami), Mega Man(Capcom), entre outros jogos famosos como os da própria Nintendo como o Super Mario Bros., que tem cerca de 40 milhões de cópias vendidas(levando em conta que ele vinha acompanhado do console).
 No total, cerca de 700 jogos foram lançados para o NES, e segue abaixo alguns dos jogos mais conhecidos:

The Legend of Zelda

Metal Gear

Dragon Warrior
Super Mario Bros.

Excite Bike

 Exitem outros milhares de jogos conhecidíssimos do NES que não daria para mostrar em um só artigo como no caso de Contra, Metroid, Super Mario Bros. 2 e 3, entre muitos outros.


 Especificações Técnicas:

CPU: Processador de 8-bit desenvolvido pela Ricoh baseado na arquitetura MOS 6502, com hardware de som customizado e um controlador de DMA restrito.
 Diferenças regionais: 
-A versão NTSC, chamada de RP2A03, funciona com a freqüência de 1.79 MHz; esta CPU também foi utilizada nos hardwares do PlayChoice-10 e Nintendo Vs..
-A versão PAL, chamada de RP2A07, funciona com a freqüência de 1.66 MHz.
RAM principal: 2 KiB + memória RAM expandida (se presente no cartucho).
ROM: Até 48 KiB para a ROM, RAM expandida e I/O do cartucho; a técnica de bank switching pode expandir consideravelmente este limite.

 Áudio: Cinco canais sonoros.
2 canais de onda quadrada com ciclos de trabalho variáveis (25%, 50%, 75%, 87.5%), controle de volume de 16 níveis, suporte a pitch-bend via hardware e freqüências que variam de 54Hz a 28 kHz.
1 canal de onda triangular de volume fixo, com freqüências varando de 27Hz a 56 kHz.
1 canal de ruído-branco com controle de volume de 16 níveis e suporte a dois modos (ajustando-se as entradas de um LFSR - Linear Feedback Shift Register) em 16 freqüências pré-programadas.
1 canal de modulação de código delta pulse (DPCM) de 6-bit, utilizando codificação delta de 1-bit com 16 taxas de amostragem pré-programadas, variando de 4.2 kHz a 33.5 kHz; também capaz de reproduzir som PCM padrão utilizando valores individuais de 7-bit em intervalos temporizados.

 Unidade de processamento de imagem (GPU): Processador de vídeo customizado da Ricoh
 Diferenças regionais:
-A versão NTSC, chamada de RP2C02, funciona com a freqüência de 5.37 MHz e possui saída de vídeo composto.
-A versão PAL, chamada de RP2C07, funciona com a freqüência de 5.32 MHz e possui saída de vídeo composto.
-A versão encontrada no PlayChoice-10, chamada de RP2C03, funciona com a freqüência de 5.37 MHz e possui saída RGB (em freqüências NTSC).
-As versões encontradas no Nintendo Vs. Series, chamadas de RP2C04 e RP2C05, funcionam com a freqüência de 5.37 MHz e possuem saída RGB (em freqüências NTSC) utilizando paletas de cor irregulares, a fim de prevenir a troca fácil das ROMs dos jogos.

Paleta: 48 cores 5 cinzas na paleta básica; o vermelho, verde e azul podem ser escurecidos individualmente em regiões específicas da tela, utilizando-se código cuidadosamente temporizado.
Cores na tela: 25 cores em uma varredura (cor de fundo + 4 conjuntos de 3 cores de tiles + 4 conjuntos de cores de 3 sprites), não incluindo o de-emphasis cromático.
Sprites suportados pelo hardware
-Máximo de sprites na tela: 64 (sem recarregar os sprites do meio da tela).
-Tamnho dos sprites: 8×8 ou 8×16 pixels (selecionados de maneira global para todos os sprites).
-Número máximo de sprites em uma varredura: 8, utlizando um sinalizador para indicar quando sprites adicionais são pulados (para permitir ao software rotacionar as prioridades dos sprites, causando flicker).

Memória interna da GPU: 256 bytes de memória de RAM para as posições/atributos dos sprites ("OAM") e 28 bytes de memória (para permitir a seleção das cores de fundo e dos sprites) em barramentos separados dentro da GPU.
Memória externa da GPU (Memória de vídeo): 2 KiB de memória RAM na placa do NES para mapeamento e atributos de tiles + 8 KiB de memória ROM ou RAM no cartucho para padrões de tile (com o bankswitching, teoricamente qualquer quantidade poderia ser usada, mas com aumento nos custos de produção).
Scrolling layers: 1 layer, embora a rolagem horizontal pudesse ser alterada em uma base individual para cada linha (bem como a rolagem vertical, utiliando técnicas mais avanças de programação).
Resolução: 256×240 pixels, embora a maioria dos jogos NTSC utilizasse apenas 256×224 já que as 8 linhas de varredura do topo e da base não eram visíveis na maioria dos televisores (devido ao overscan); para se obter largura de banda adicional para a memória de vídeo, a tela podia ser desativada antes que o raster atingisse a parte inferior.
 Saída de vídeo:
NES: saída RCA composto e saída por modulador RF.
Famicom e NES 2: apenas saída por modulador RF.
Famicom AV: apenas saída de vídeo composto, através de conector proprietário da Nintendo, inicialmente introduzido pelo Super Famicom/SNES.
Nintendo Vs. Series: saída de vídeo RGB invertida.
PlayChoice 10: saída de vídeo RGB invertida.

  Nintendo Power: A Revista da Nintendo.

 Com todo o seu sucesso, a Nintendo decidiu criar uma maneira de contar todas as novidades e divulgar melhor seus lançamentos para seus consumidores. Foi lançada, em julho de 1988, a primeira edição da Nintendo Power, a revista oficial da Nintendo nos EUA, trazendo Super Mario Bros. 2 como destaque.
 Com games detonados, notícias e estratégias demonstradas de uma maneira que não se via em outras revistas da época, a NP era o complemento perfeito para o Nintendomaníaco que desejava informações de dentro da indústria, sempre em primeira mão e com qualidade superior.
 Durante o final dos anos 80, o NES viveu momentos de superioridade extrema nos EUA. O reconhecimento era tal que o nome Nintendo quase virou sinônimo de video game, fato que a empresa evitou a todo custo sob o risco de perder os direitos autorais sobre a própria marca, segundo a lei americana de "Household Names".



 Relançamento:

 A Nintendo anunciou em julho de 2016 o lançamento de uma nova versão do NES, sendo chamada de NES: Classic Edition. O console é um pouco menor que o NES original, e seu pacote vem acompanhado de um cabo HDMI para conexões em TVs de alta definição, um controle no formato clássico que funciona também em Wii e WiiU, além de 30 jogos clássicos do Nintendinho na memória do console.



 Finalizando:

 Com mais de 60 milhões de unidades vendidas, o NES é o oitavo console mais vendido de todos os tempos, e também é um dos mais populares. Ele levantou não só a Nintendo, fazendo ela virar o que é hoje, mas também consegui ressuscitar o mercado de games. #EternoNES
 E então é isso. Espero que tenham gostado, fiquem de olho nas atualizações aqui do Blog.
 Fiquem com Deus! Flw!