16 abril, 2015

Como Surgiu? - Super Nintendo


 Lançado em 1990 no Japão com o nome de Super Famicon, e no resto do mundo a partir de 1991 como Super Nintendo, esse console de 16 Bits da Big N consagrou o mundo dos Video-Games. Ele é o segundo console de mesa da Nintendo, sucessor do Nintendinho, e um dos mais conhecidos da história, com seus títulos famosos como Super Mario Bros., Star Fox, F-Zero, SimCity, entre outros. Seus gráficos e sistemas de som eram os mais avançados da época, graças ao desenvolvimento de vários Chips de aprimoramento(integrados a placas de cartuchos dos próprios jogos). Seus principais concorrentes eram o TurboGrafx-16, da NEC, e o Mega Drive da SEGA.
 Nesse artigo nós vamos entender mais sobre incrível console...


 Ideia e Desenvolvimento:


 Depois de ter dominado a geração dos 8 Bits na década de 80, a Nintendo não tinha a menor ideia que a NEC e a SEGA estavam trabalhando em consoles mais poderosos para poder destruir o mercado conquistado pela Nintendo com seu NES, então a NEC lançou em 1987 seu TurboGrafx-16, e a SEGA lança em 1988 seu Mega Drive, que mais tarde se tornaria o principal concorrente do SNES.
 Com esses novos consoles começando a fazer sucesso, a Nintendo com medo de perder a liderança conquistada com seu NES, então, Masayuki Uemera, que havia desenvolvido o Famicon, começou a desenvolver em segredo um sucessor para o mesmo, o Super Nintendo, ou SNES, que começou a ser desenvolvido em 1986, a Nintendo já estava experiente com o desenvolvimento de consoles, a empresa já havia lançado o Game Boy na época.

Lançamento:


 O Super Nintendo foi lançado em 21 de novembro de 1990 inicialmente no Japão, com o nome de Super Famicon. Já no resto do mundo ele começou a ser lançado primeiramente nos Estados Unidos em 1991, e depois foi sendo lançado em outras regiões já com o nome de Super Nintendo, ou simplesmente SNES. O console custava US$ 200,00 e vinha com o Super Mario World junto.
 O SNES foi um sucesso mundial, vendendo mais de 50 milhões de unidades mundialmente, ele foi o console mais vendido da sua época até o lançamento do PlayStation. O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz, que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos, seu chip sonoro era um SPC700 feito pela Sony. Ele foi lançado um pouco tarde, pois em 1990 os consoles de 32 bits já estavam sendo desenvolvidos e apresentados, mas mesmo assim, o Super Nintendo se superou, lançando jogos com belíssimos gráficos 2D, como Donkey Kong Country, que davam um show em muitos jogos de 32 bits que foram lançados na época.
 E assim como o NES, o Super Nintendo teve diferentes modelos lançadas pelo mundo, como o Super Famicon no Japão, que tinha um design diferente do SNES, na Europa temos outra versão, e na Coréia do Sul ele era chamado de Super Comboy(não me pergunte o por quê kk) e a versão que nós conhecemos, que é a americana. Veja algumas imagens dos modelos:

Super Nintendo, modelo americano.
Super Famicon, modelo Japonês.
SNES Europeu, bem parecido com a versão Japonesa.

Super Comboy, o SNES lançado pela Hyundai Eletronics
Na Coréia do Sul.

 O SNES em 1997, foi lançado um model Slim do SNES, conhecido nos EUA como SNES 2, e no Japão como Super Famicon Jr. Eles são menores, e mais baratos, custando cerca de US$ 100,00.:

SNES modelo 2.

Super Famicon Jr., Modelo "Slim" do SNES no japão;

 Controle:


 O controle do SNES tinha os mesmo direcionais do primeiro NES, agora com o adicional dos botões L e R nos ombros do joystick, e também os 4 botões Y, X, B e A, em formatos convexos, tornando a jogabilidade mais confortável e prazerosa. O formato desse controle foi adotado por todos os outros joysticks que viriam, com alguns adicionais. Há uma diferença nos controles da versão Americana, com a Japonesa e a Européia,: Na versão americana, os 4 botões Y, X, as cores eram lilás e os B e A eram azul marinho. Enquanto na versão do Japão e da Europa eles eram todos coloridos.

Versão Americana.
Versão Japonesa e Européia.


 Cartuchos:


 Os cartuchos, onde os jogos do SNES eram armazenados, tinham uma memória maior do que os cartuchos de NES, com 128 Mbit, mas a maioria dos jogos usavam apenas 2/3 Mbits, mas outros já conseguiram usar bem mais que isso, como no caso de Tales of Phantasia e Star Ocean, que usaram mais de 48 Mbits em seus jogos.
 Em alguns cartuchos, as desenvolvedoras colocavam Chips para melhorar a qualidade dos jogos, como o Super FX, um Chip que foi usado em Star Fox e em alguns outros jogos, ele permitia a criação de polígonos, formando assim jogos em 3D(em um outro artigo eu falarei mais sobre estes Chips).

 O PlayStation da Nintendo:


  E como vimos no Você Já Viu? - O PlayStation da Nintendo, durante o desenvolvimento do SNES, a Nintendo tinha uma ideia de desenvolver um port para o SNES que daria para rodar CDs nele, esse projeto ficou conhecido como SNES-CD ou Super Disk. Esse port estava sendo desenvolvido com parceria da Sony, e então, em 1990, a Sony e Nintendo romperam o acordo, a Nintendo fez uma parceria com a Philips, lançando o CDi, que foi um fracasso, e a Sony pegou o projeto e levou pra frente, mais tarde lançando o PlayStation, que hoje nós vemos o sucesso que ele faz. E isso é algo que a Nintendo se arrepende até hoje.
O Port de CD para o SNES ficaria assim,
Mas como a Nintendo burrou...

 Jogos Famosos:

 O SNES nos deu alguns jogos que até hoje são jogados e lembrados pelos fãs de videogames até hoje!, segue abaixo a imagens de alguns deles:

Super Mario World
International Superstar Soccer
Donkey Kong Country
Super Metroid
Star Fox
F-Zero
The Legend Of Zelda: A Link To The Past
Mortal Kombat
Top Gear
Castlevania
 Obvio, esse são apenas uma nanica parte do mutirão de jogos famosos do Super Nintendo que até hoje nos fazem lembrar da infância.

 No Brasil:


 O Super Nintendo foi lançado aqui no Brasil em 1993 pela Playtronic, uma joint-venture entre a Gradiente e Estrela, que era a representante da Nintendo no Brasil(a Nintendo nunca teve interesse no Brasil). A Playtronic encerrou o contrato com a Nintendo em 2003, então depois de um tempo, a Nintendo distribuía seus jogos através da Gaming do Brasil, em nesse ano de 2015, ela encerrou de vez a distribuição de jogos por aqui, alegando auto custo dos impostos(o que é verdade), e declarando que um dia pode voltar para nossas terras. Mas enfim, eu achei esse comercial dos SNES veiculado aqui no Brasil: 
 Obs.: a imagens e o áudio estão ruins devido a idade e raridade do vídeo.



 Finalizando:

 O Super Nintendo até hoje é jogado por milhões de fãs no mundo inteiro. Seus jogos até hoje nos dá um tom de nostalgia, e com certeza, para alguns, ele é o melhor dos consoles já lançados. Ele só deixou de ser fabricado em 1999 nos EUA, e em 2003 no Japão, provando que mesmo com o lançamento de consoles bem mais potentes, ele continuou sendo vendido e tendo jogos lançados para ele.
 E então foi isso pessoal, espero que tenham gostado, avaliem e se puder comentem. Deem uma olhada na nossa Page no Alvanista e no Facebook. E até a Próxima! Fiquem Com Deus!!

 Fontes: Wikipedia, Uol Jogos, ProPlayers,